Está no ballet? dicas importantes

Como escolher uniforme de balé?
Qual collant mais confortável?
Qual é a meia calça mais adequada para as meninas?
Qual a melhor sapatilha de ballet?





As aulas de ballet vão começar e você está preocupada com a vestimenta correta... Antes de ir às compras atente para alguns detalhes. Se já escolheu a escola que vai fazer aulas, o próximo passo agora será perguntar se a escola exige uniforme específico. Se o figurino puder ser livre veja as características de cada peça a seguir e escolha!

COLLANTS OU LEOTHARDS:


O modelo regata é mais confortável e fresquinho e ainda pode ser usado com uma camiseta por baixo nos dias frios. O modelo com manguinha curta é bem gracioso, mais indicado para crianças pequenas pois a partir de 11 anos as meninas podem suar muito nas axilas. O modelo manga comprida é só usado em dias frios, não recomendo pois as alunas vão usar em cerca de 4 a 6 aulas e vão perder. O modelo de alça pode ficar caindo e a criança vai ficar o tempo todo arrumando. Os modelos diversos para adultos devem ser provados para sentir o conforto do corte e do tecido, pois cada bailarina tem suas preferências.

1- Collant com sainha: ideal para baby class, essa roupa permite total liberdade de movimentos, permite que a professora observe a postura.

2- Collant básico: excelente para qualquer idade. Pode ser usado com ou sem saia por cima. Permite ainda o uso de shorts ou calça por cima.


3- Collant com tutu costurado: É lindo e as crianças adoram. Dificulta alguns movimentos de chão. Exige lavagem à mão.


SAIAS:
Normalmente confeccionadas em crepe, jersey, helanca, ou ainda em tule. A de crepe é a mais bonita, tem melhor caimento. A de jersey é a mais usada por ser mais barata e fácil de encontrar. A de helanca é a mais resistente. A tutu de tule é a preferida das crianças, mas dificulta alguns movimentos de chão.

1- Saia costurada no collant: como já dito é a ideal para as babys já que permite qualquer movimentação sem ter que ficar arrumando.

2- Saia transpassada: esse modelo, apesar de ser o mais usado eu não recomendo pois o laço sempre solta e a criança tem que parar em alguns momentos para arrumar a saia.

3- Saia com cintura em helanca: modelo ideal para ser usada por crianças sobre o collant básico.

4- Tutu de tule: é fofo, as crianças adoram, mas dá um ar de "fantasia" que algumas professoras não gostam. Pode dificultar alguns movimentos de chão. Exige lavagem à mão.


MEIAS:
De helanca são as mais comuns, oferecem resistência e são disponíveis em diversos tamanhos. As de lycra ou suplexx são bem mais resistentes, bonitas e aderentes, porém disponíveis em tamanho único. As de poliamida e elastano (meia fina comum) são praticamente descartáveis, não recomendada para balé. As acrílicas são ótimas para os dias frios.

1- Com pé: Boa para as crianças que vão fazer aulas sempre com sapatilhas calçadas.

2- Sem pé: Boa para aulas nas quais a professora permite tirar as sapatilhas para alguns exercícios em todas as aulas.

3- Conversível (com pé/ sem pé): São as mais recomendadas pois permitem exercícios sem sapatilhas apenas quando necessário. Para as meninas que vão iniciar na ponta é a ideal pois permite que a aluna coloque a ponteira com facilidade.

SAPATILHAS DE MEIA PONTA:

Modelos de lona são muito confortáveis, porém sujam com facilitade e exigem lavagem à mão. Modelos de corino (couro sintético) são bem frágeis, mas são fáceis de limpar. Modelos de couro são de melhor qualidade e maior preço. As de cetim são lindas, próprias para apresentação, exigem lavagem à mão. 

Detalhe: As crianças pequenas vão usar cerca de 2 sapatilhas por ano (uma nas aulas, outra na apresentação e depois das férias o pé já terá crescido!).

1- Sola inteira: ideal para crianças até 6 ou 7 anos pois oferecem maior estabilidade.


2- Sola dupla: permite uma linha mais bonita nos pés, ideal para crianças a partir de 7 anos e adultos.

Dica importante sobre as sapatilhas:
As cordinhas elásticas das sapatilhas devem ficar sempre para dentro, ou então devem ser removidas. Nunca ajuste esse elástico pois vai prender o tendão do calcanhar. As sapatilhas devem ser compradas sempre no tamanho certo do pé. Nunca compre maior pois isso dificultará a movimentação.

Marcas que eu gosto:
Gosto é pessoal, mas qualidade não.
Os melhores collants: os da Só Dança são os que vestem melhor (modelos adulto); a linha Capezio Luxo (adulto) são os mais fashion; os de helanca infantil da Marabá vestem melhor e têm melhor qualidade.
As melhores meias: as de helanca são melhores da Marabá (qualidade e ajuste); as conversíveis da Só Dança e da Marabá são mais resistentes.
Sapatilhas de meia ponta: as de lona são melhores da Capezio e as de couro são melhores da Só Dança (apenas os modelos femininos foram avaliados). De corino pode ser tanto da Capezio quanto da Só Dança (apenas para crianças).

Onde encontrar:
http://www.capezio.com.br/
http://www.sodanca.com/
http://www.malhariamaraba.com.br/


0 Comments s2: